O Melhor Hospital Da Peninsula Ibérica

O Hospital de S. João (H.S.J.) foi alvo de um estudo comparativo realizado por uma auditora independente (IASIST), cujos resultados o colocam acima dos melhores hospitais da Península Ibérica. O grupo de referência integrava 22 hospitais de grande dimensão, com cerca de 1000 camas, uma média de 35.000 altas/ano e um elevado nível de diferenciação. O maior Hospital do Norte revelou um significativo aumento global da sua actividade, bons indicadores de mortalidade, um crescimento substancial da actividade cirúrgica em ambulatório e taxas de readmissões mais baixas do que a média dos hospitais em análise.
Em termos globais, o H.S.J. é o hospital que trata os doentes mais complexos de todos os hospitais, sendo o nível de complexidade 10% acima do grupo de comparação. Apesar desta complexidade, as taxas de mortalidade e readmissões do HSJ são significativamente melhores que o padrão. No que concerne aos indicadores de eficiência, o Hospital de S. João demonstra, em 2008, uma evolução mais favorável do que em 2007, em particular na gestão dos tempos de internamento, indicador que o coloca ao nível dos melhores hospitais.
Este estudo exaustivo comparou os resultados clínicos do Hospital de S. João com 22 hospitais universitários da Península Ibérica, sendo que a selecção teve base nos seguintes critérios:
- Número de doentes saídos (média de 35.000 altas);
- Número e qualidade de especialidades idênticas;
- Grau de sofisticação idêntico (instrumentos de alta tecnologia, procedimentos tecnologicamente avançados); entre outros critérios.
Os mapas do estudo qualificam os resultados clínicos do Hospital de S. João como melhor do que a média dos 6 melhores hospitais da Península Ibérica em praticamente todos os indicadores.
Note-se que a comparação não é efectuada com a média dos 22 hospitais, mas com a média dos 6 melhores hospitais em cada indicador.
Os indicadores analisados referem-se à complexidade dos doentes tratados, à eficiência e à qualidade. O grupo de comparação seleccionado inclui apenas os seis melhores hospitais para cada indicador clínico ou o percentil 90, no caso dos indicadores obtidos através dos modelos. Isto é, para cada indicador os resultados do Hospital de S. João são comparados com os 6 hospitais com os melhores resultados nesse indicador, traduzindo o carácter de exigência da comparação.

0 Response to "O Melhor Hospital Da Peninsula Ibérica"